Postagens populares

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Como aperfeiçoar sua dança?

Braços: Os braços de uma bailarina devem sempre se movimentar graciosamente, com suavidade como uma chama sob uma brisa!
Mãos: As mãos de uma bailarina são a moldura da dança!


Treino: O treino é fundamental para uma bailarina. Quanto mais treinamos mais graciosidade vamos ganhando, além de experiência e criatividade!


Ame ou deixe-a: Nela dança só fica quem se apaixona. Um conselho é, se não amar dançar não será boa e ira atrapalhar os outros então saia!


Inspiração: se precisa montar uma dança mas não tem inspiração va até livros de Ballet, busque videos no youtube e converse com outras bailarinas, isso ira te inspirar!


Declare seu amor!

Eu, Ana Carolina, declaro meu amor pela dança! E quero dizer, que hoje sem a dança não saberia ser feliz do jeito que eu sou. Ninguém sabe como é estar a minutos de se apresentar(nervosismo puro) ou errar a dança, ou trombar com uma amiga, ou até mesmo cair em publico! Só uma dançarina sebe disso! Quero agradecer a todos que me ajudam a melhorar cada vez mais minha dança, principalmente a minhas professoras de dança!


E você? Vai declarar seu amor? Pode ser pela dança ou por qualquer outra coisa! Aqui nesse Blog você pode se declarar até mesmo sem se mostrar! Não tenha vergonha do que os outros vão dizer! Declare seu amor!

Ser bailarina...

Dançar é viver cada emoção que a vida nos oferece! É preciso talento; saber misturar, em doses certas, força e sensibilidade; conhecer limites e capacidades.
O Ballet brasileiro é composto por diversos estilos, mas o objetivo é único: MUITO AMOR!
São muitas histórias, curiosidades e sonhos…
A partir de hoje, fico responsável para mostrar a todos um pouquinho mais de cada bailarina.
Agradeço em nome de todas as bailarinas a todos os que acompanham e torcem pelo Balé.
Um grande beijo e fiquem com Deus!

10 dica para ser uma boa bailarina

  1. Primeiramente se respeite, e valorize seu trabalho(Mesmo se suas amigas e sua professora não valorizarem). Confiança é a chave do sucesso!
  2. Dedique-se bastante e mantenha-se sempre aberta a novas descobertas. Para aprenderes cada vez mais!
  3. Cuide-se e mantenha-se sempre bonita! Um corpo saudavel é a chave para ser uma boa bailarina!
  4. Seja muito alegre!
  5. Não considere as outras bailarinas como concorrentes ou rivais(por mais que elas sejam boas e todos(amigos e professoras) gostem mais delas), mas sim como amigas que podem trocar experiências umas com as outras!
  6. Escolha musica e figurino adequado(se à alguem que escolhe de dicas e ajude-a). Elas valorizam sua dança!
  7. Procure sempre melhorar suas atitudes e seu erros!
  8. Seja exclusiva! Procure sempre inovar seus passos e nunca tente copiar ninguém!
  9. Faça valer seu dom! Essa arte serve para te alegrar e acima de tudo alegrar outras pessoas!
  10. E por fim, AME a dança e acima de tudo, SE AME!

sábado, 29 de janeiro de 2011

9 dicas para o(a) dançarino(a) ter uma boa concentração e memorização

Muitas pessoas tem uma certa dificuldade para se concentrar e muitas vezes acabam atrapalhando a aula! E outros tem dificuldade para memorizar uma dança e as vezes atrapalham um espetaculo! Há uma série de coisas que uma(um) bailarina(o) pode fazer para aumentar a concentração e a memorização, e aqui estão algumas delas:

  1. Estudar a coreografia antes e depois da aula( ou do ensaio) ajuda na memorização.
  2. Não conversar e "sonhar acordado(a)" durante a aula ajuda bastante na concentração.
  3. Não levar telefones celulares e se forem levados desliga-los ou deixar-los do silencioso durante as aulas e o ensaio para não atrapalhar a concentração.
  4. Não dormir faz mal e deixa o(a) aluno(a) cansada para as aulas, o que atrapalha na concentração.
  5. Manter as emoções sobre controle ajuda em tudo, na memorização(pensar mais na dança do que na emoção) e na concentração( se concentrar mais na dança do que na emoção).
  6. Escolher uma roupa de dança que você goste também ajuda na concentração.( por incrível que pareça)!
  7. Cuidar bem da alimentação faz bem para todos, porém faz melhor ainda para os(as) dançarinos(as), dançarinos que não tem certas vitaminas e minerais podem achar difícil se concentrar(o que acontece na maioria dos casos). Além disso a falta de gorduras para o cérebro pode arruinar a carreira de uma bailarina. Existem varias vitaminas que são ótimas para a saúde mental!
  8. Um dançarino desidratado é um bailarino distraido, certifique-se de beber pelo menos 2 litros de agua por dia.
  9. Passar a coreografia mentalmente antes de ensaios e aulas ajuda na memorização e na concentração! A maioria dos bailarinos profissionais trabalham mais com a mente do que com o corpo!

Essas foram algumas dicas importantíssimas para a memorização de danças e a concentração em ensaios, aulas e espetáculos!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

5 passos para o bailarino(a) ter uma boa expressão facial

A alma de uma dança está no rosto

Quando o desempenho do bailarino começa a amadurecer o bailarino aprende a usar a expressão facial como a alma da sua dança. Ele se torna o gesto que vende a dança para o público como um ator vende a sua qualidade de observadores de teatro. É a verdadeira emoção da dança que faz com que seja uma arte em primeiro lugar. A bailarina que não expressa emoção e expressão durante a dança se torna desinteressante e aborrecido.

Expressão chama atenção

Audiência nos olhos são atraídas para os intérpretes da dança que aprender a dominar a emoção e expressão dentro da coreografia definida. O clima da dança faz o público interagir com o meio da interpretação, emoção recíproca e ilusão psicológica. É o fator real de ligação entre o bailarino e o público, e um dos mais importantes.
Dicas de expreção no rosto

• Deixe a letra e a melodia da música levar-te!

• Dar uma resposta emocional para a música.

• Deixe-se! Apenas permita-se sentir fisicamente uma emoção no palco.

• Pratique emoção e expressão facial durante os ensaios e as aulas.

O rosto define o estado de espírito da dança

No mundo da dança as expressões têm que ser naturais. O valor artístico de um bailarino é apresentar expressão e emoção, um bailarino torna o conceito coreografia vir a vida, dando-lhe a vida verdadeira.

Não exagere

Uma expressão não pode ser imitada. Cabe à bailarina encontrar uma verdadeira conexão com a peça. Que cada emoção facial retratada, é uma verdade da natureza. Com a prática e a coragem, a expressão facial impulsionará uma bailarina para o próximo nível e para o sucesso!

Dicas para as(os) dançarinas(os)

Como manter uma boa saúde ao longo do ano?

Bailarinos forçam muito com os ensaios ao longo do ano e também devem se esforçar para manter uma boa saúde durante toda a temporada de dança, a fim de manter seu corpo na melhor forma possível. É muito fácil para um bailarino ficar desgastado até o final do ano e, possivelmente, obter uma lesão que o impede de realizar seus trabalhos. As dicas a seguir vão ajudar os bailarinos a tirar o máximo proveito de sua temporada.

Quando algo começar a doer em seu corpo você:

No minuto em que um bailarino sente dor, principalmente nas articulações, não deve ignorá-la. Os bailarinos devem tentar descobrir o que está causando a dor, se é nos tornozelos após saltos, ou na parte posterior após o alongamento. Se a dor é grave, ou nunca foi sentida antes, os bailarinos devem consultar seus médicos o mais rapidamente possível.

Fazer um desaquecimento no final do dia também é importante. Depois de uma aula ou de um ensaio, os bailarinos devem se alongar e relaxar, enquanto os músculos ainda estão quentes da dança. Isto irá colocar de volta o equilíbrio do corpo e evitar lesões musculares por excesso de uso.

bailarina-tutu-branco-nas-pontas


Dica importante:


As(os) dançarinas(os) devem evitar o jogging e a corrida, porque isso põe stress sobre os joelhos e quadris, isso pode adicionar uma lesão no joelho e quadris futuramente.


Not stress!


A temporada de dança pode criar stress no corpo de um bailarino. É importante para os bailarinos ter uma saída para aliviar o seu stress. Pode ser através de ioga ou alongamento, mas também é uma boa idéia ter um outro passatempo fora das academias de dança. Tocar um instrumento pode ser um bom apaziguador do stress, ou pintura, tricô, artesanato ou outros passatempos criativos.

Outra boa saída é falar sobre problemas com outras pessoas. Muitos bailarinos são perfeccionistas, e as aulas ou apresentações podem ser uma fonte de frustração. Ter alguém de confiança para conversar, um membro da família ou amigo de confiança, pode ser uma boa maneira de aliviar o stress da época. Às vezes, basta saber que a pessoa está disponível para conversar já é um apaziguador do esforço.

Todos os dias, o bailarino deve alongar seu corpo em novas formas. É importante para os bailarinos lembrarem dos cuidados com a dor, de variar suas rotinas de exercício, e se distrair para aliviar o stress. Todas essas coisas vão ajudar os bailarinos a evitar lesões e permanecer saudável por toda a temporada.

De bailarina a professorina

Ei, você ai, dançando por hobby, quer se tornar uma professora profissional? Então da uma olhada nessas dicas.

Existem cursos técnicos com especialização em: Ballet Clássico, Flamenco, Danças Árabes, Dança Cigana, Jazz ou Dança de Salão. Eles tem como objetivo formar profissionais na área da dança, que estejam acostumados a lidarem com esse tipo de trabalho.

Os cursos são destinados à adolescentes com seus 15 anos completos e adultos que ja possuem experiência em nível intermediário e/ou avançado.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Materiais escolares de Ballet

As aulas estão chegando e todos temos que comprar materiais. Mas nós, bailarinas, não queremos materiais comuns não é? Queremos materiais de Ballet! Então aqui vão preços e materiais para comprar.
Fichario Capricho Love Bailarina da Tilibra( Preço não identificado)

Fichario Jolie bailarina da Tilibra(Preço: R$ 23,00) Foto principal de Fichário Do Dance Ficharios Do dance(Preço: R$ 72,00) Encontra-se na Micca de Ribeirão Preto.
Foto principal de Agenda Do Dance 2011Agenda Do dance( Preço: R$ 44,99)

,,, Estojo Dina Nina(Preço:R$ 16,99 cada)

Bolsa couro sintético grande Ballet bailarina(Preço: R$ 19,00)



Imagens de Ballet

Colã, Titi, Meia calsa, Fitas e Sapatilhas.




Aula de Ballet( aprendendo a segurar a barriga para ajudar na postura)(elástico na barriga)

Casal de crianças(bailarinos)



O lago dos Cisnes

O Ballet ajuda a desenvolver a elasticidade.

E por ultimo mas não menos importante:

Uma mensagem à todas as bailarinas que fazem não apenas por ser bonito, e sim porque amam fazer e que um dia querem se tornar bailarinas(como eu)!!!


O Ballet para alguns é a sua vida, mas não somente o Ballet mas sim a dança! Quem dança só por dançar e não gosta realmente da dança não vive de verdade, mas quem dança por prazer tem uma vida feliz e cheia de encantos conhecendo sigo mesma.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Ballet

O ballet é a dança mais complexa que existe. Seus movimentos que não se limitam somente ao chão, explora também o ar em saltos surpreendentemente belos. O preparo necessário para a execução de cada movimento, a graciosidade dos bailarinos misturadas a força é o que dá toda a grandeza dessa arte doce e forte.

Ballet romantico

As origens do balé surgiram em celebrações públicas italianas e francesas nos séculos XV, XVI e XVII. Na Itália a impulsiva representação dramática resultou no balleto, --- de ballo (" dança" ) e ballare ("dançar" ) --- enormes espetáculos durando horas (e até mesmo dias) e utilizando dança, poemas recitados, canções e efeitos cênicos, todos organizados em torno de um enredo principal e com homens e garotos ricamente trajados no lugar da corte encenando os principais papéis. Os espetáculos eram apresentados em grandes salões ou em quadras de tênis (Teatros modernos não eram construídos antes do séc. XVI). A audiência para estas apresentações era composta principalmente por pessoas da corte, que contratavam dançarinos de alto escalão para ensinar aos amadores. Em 1460, Domenico da Piacenza escreveu um de seus primeiros manuais de dança.

Ballet classico

O Ballet Clássico, ou Dança Clássica, surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russo e Italiano, que disputavam o título de melhor técnica do mundo. Sua principal função era expremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos e bailarinas e o virtuosismo que os passos de ballet poderiam mostrar e encantar toda a platéia. Um exemplo deste virtuosismo são os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos
Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta. Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos que se adaptem com a história e façam um conjunto perfeito. No Ballet Clássico a roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, aquelas sainhas finas de tule, marca característica da bailarina, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente. Como exemplos de Ballets Clássicos temos o já citado 'O Lago dos Cisnes' e 'A Bela Adormecida'.

Ballet comtemporaneo

O Ballet Contemporâneo, mais conhecido por Ballet Moderno, foi criado no início do século e ainda preserva o uso das pontas e gestuais ainda muito próximos do Ballet Clássico. Neste estilo de dança a coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que segue uma seqüência de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos. As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são geralmente colants e malhas, como em uma aula normal, para dar maior liberdade de movimento aos dançarinos. É o estilo que vem antes da dança moderna, que esquecerá os passos clássicos, dando ênfase somente aos movimentos corporais. Seu principal difusor foi George Balanchine, em Nova York, com belíssimas coreografias como Serenade, Agon e Apollo.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Ballet Classico

O termo ballet referesse a uma modalidade de dança e a sua execução. Essa expressão provem do Italiano ballare, com sentido de bailar. Ele nasceu justamente na Itália, em pleno renascimento. Sua origem remonta as apresentações de um estilo teatral conhecido como pantomima, no qual os atores só se expressavam através da fisionomia e de conhecimentos corporais, normalmente sem preparo prévio.
A experiência foi tão marcante para a rainha que, em 1581, ela criou o ballet cômico da rainha, para uma nova aliança matrimonial, a de sua irmã. A partir de então, a França tornou-se o cenário ideal para o florescer dessa dança. Neste pais, em 1661, instituiu-se a academia real de dança e, em 1713, foi inaugurada a escola de dança da ópera. O ballet revestiu-se de uma aura nobre, uma vez que até mesmo o rei Luiz XIV, em sua infância, chegou a cursar aulas desta dança clássica, exibindo-se diante da corte ao completar 12 anos. Algum tempo depois, o monarca criou a Académie de Musique de Dance, eliminada em 1980.
Os ballets de repertório, muito comuns, são aqueles que se inspiram em temas musicais famosos, por isso mesmo responssaveis pelo sucesso das companhias que deles extraiam a exencia necessária para a montagem de seus espetaculos, principalmente no solo europeu. algumas dessa montagens mais célebres são Coppélia, de Léo Delibes; O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky, O Quebra Nozes e o Lago dos Cisnes, ambos de Tchaikovsky

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ballet no brasil

O Ballet no Brasil, às vezes dito Ballet brasileiro, refere-se ao Ballet produzido e encenado em território brasileiro e sua história no país. Acredita-se que o primeiro Ballet feito no Brasil foi dirigido por Lacombe e apresentado no Real Teatro de São João, Rio de Janeiro, em 1813. Um século depois, a atuação da companhia de Diaghilev (com Nijinski, Massine, Tamara Karsavina e Lidia Lepokova), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, seguida da visita da Companhia de Ana Pavlova, deu início a um permanente interesse pelo Ballet no Brasil.
Entre os bailarinos brasileiros da modernidade, cumpre citar Davi Dupré, Aldo Lotufo, Marcia Haydée, Beatriz Consuelo, Sandra Dicken,Dennis Gray, Alice Colino, Ana Botafogo, e Noêmia Wainer. Quantos aos compositores que contribuíram com partituras originais, temosVilla-Lobos, Lorenzo Fernande, Luís Cosme, Alberto Nepomuceno, Heckel Tavares, Cláudio Santoro.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Parabéns

Hoje serei curta e breve! Amanhã voltaremos com mais postagens sobre dança!


Maria Julia, feliz aniversário, que seu dia seja repleto de paz e alegria! Beijos para você e a todos que visitam o Blog Dance Ever.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Parabéns

Hoje temos apenas uma amiga muito especial que faz aniversário:

Naomi, Muitas felicidades amigaaaaaa, que seu dia e sua vida estejam repletos de paz, amor, saúde e muita dança! Beijos

sábado, 8 de janeiro de 2011

A história do Ballet


O balé nasceu na Itália no final do século XV, na época do Renascimento. Surgiu através de celebrações e das apresentações de pantomima, um estilo teatral onde os atores se expressam através de gestos, com o menor uso possível de palavras, e normalmente é improvisada. Essas representações dramáticas resultaram no Ballet, grandes espetáculos que duravam horas ou dias, e utilizavam a dança, poemas recitados, canções e apresentações teatrais. Tudo isso era organizado em torno de uma história, com homens e garotos divinamente trajados encenando os principais papéis. Nessa época as mulheres não participavam. Esses espetáculos eram apresentados em grandes salões ou em quadras de tênis, pois nessa época não existiam teatros modernos. Apenas a corte assistia essas apresentações, e contratavam os maiores dançarinos para treinar os amadores.
Os chamados ballets de repertório Coppélia, de Léo Delibes, O passaro de fogo, de Igor Stravinsky, O quebra- nozes, de Marius Petipa e O lago dos cisnes de Marius Petipa e Lev Lvanov,ambos com música de Tchaikovsky.

Luís XVI foi o fundador da Academia Real de Dança, em 1661. Esse berço do balé profissional deu grande impulso à dança. O balé passou para o teatro. Os artistas eram sempre do sexo masculino. Usavam máscaras e trajes que dificultavam os movimentos. As mulheres foram incluídas como bailarinas em 1681, po Lully, em seu "O Triunfo do Amor". Os passos eram baixos e sem saltos. Os grandes saltos foram incorporados à técnica pelo grande bailarino Ballon. As cinco posições básicas dos pés foram elaboradas por Pierre Beauchamp. Raoul Feuillet realizou a primeira tentativa de notação de dança com sua "Coreografia ou Arte de Escrever a Dança".

Jean Georges Noverre foi a figura mais importante da dança no século XVIII. Além de vários bailados, foi autor de "Lettres sur la Danse et les Ballets", que trazia leis e teorias do balé. Ele afirmava que o balé é uma arte nobre, destinada à expressão e ao desenvolvimento de um tema. Criou o balé dramático, onde a história é contada através de gestos. Reclamava maior expressão na dança, simplicidade e comodidade nos trajes, além de mais vastos conhecimentos para os "maitres de balé" e a necessidade de um tema para cada balé. A partir daí, Gaetan e Auguste Vestris criaram novos passos.

As famosas bailarinas russas começaram a aparecer na Europa em meados do século XIX. Conquistaram de vez os teatros. O Romantismo na dança foi inalgurado por Marie Taglioni. Assim, as bailarinas se tornaram seres quase irreais, em um ideal de imaterialidade. Toda a técnica e estética da dança foi revolucionada. Taglioni criou o *sapato de ponta, dando às bailarinas a possibilidade de executar proezas técnicas e aparência de flutuar nas pontas dos pés, além do *tutu - vestido semi-longo, de tule, com corpete justo, possibilitando liberdade total para os movimentos. Sua mais famosa criação foi "La Sylphide" (1832).

Marius Pepita, com Cecchetti e Ivanov criou "Quebra-Nozes", em 1892; com Lev Ivanov criou "A Bela Adormecida", em 1890. Todos com música de Tchaikovski, como a maioria dos grandes balés russos.

O balé neoclássico surgiu na época em que os Ballets Russo e Italiano disputavam o título de melhor técnica do mundo. Isadora Ducan foi a musa inspiradora do balé neoclássico, ela foi a famosa bailarina que tirou as sapatilhas, a mesma buscava inspiração nos movimentos das ondas e dos ventos para compor suas coreografias.

No começo do século XX, o balé teve um impulso, que se deve a Sergei Diaghilev. A coreografia foi revolucionada por Fokine, que pôs em prática os ideais de Noverre. A dança deveria ser interpretativa, mostrando o espírito dos atores, em harmonia com a música e a arte plástica. O mais célebre bailado de Anna Pavlova - A Morte do Cisne - foi criado por ele, além de 68 bailados, representados no mundo inteiro.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Parabens

Nossa como temos amigos a quem dar Parabéns não é? Hoje temos três aniverssariantes:
Maah, feliz aniversário, muitas felicidades nesse dia tão especial, muita paz e saúde para você, tenha um ótimo dia!
Mariah, feliz aniversário, muitas felicidades nesse dia tão especial, muita paz e saúde para você, tenha um ótimo dia!
Lais, feliz aniversário, muitas felicidades nesse dia tão especial, muita paz e saúde para você, tenha um ótimo dia!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os benefícios da dança

Como todas as outras atividades a dança tem seus benefícios, e aqui citarei alguns deles:
  • Desenvolvendo a sociabilidade e novas amizades.


  • Encorajando a disciplina física e o controle e conhecimento de seu corpo


  • Inspirando um senso de confiança física e mental


  • Encorajando uma boa postura e habilidade corporal

  • Entendendo a relação entre música, rítmo e movimento controlado.


  • Promovendo o conhecimento de outras formar de arte, associadas ao ballet clássico


  • Ensinando-lhes o gosto pelas artes cênicas.



segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Parabéns

Bem, esses dias eu ando dando muitos parabéns e poucas postagens sobre dança, mas, prometo que amanhã farei um post sobre dança! E a aniverssariante de hoje é:
Rayana, parabéns, que você esteja muito feliz neste dia tão especial! Muitas felicidades, com amor: Dance Ever!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Parabéns

Hoje, dia dois de Janeiro de 2011 temos três aniverssariantes, que são:

Geniin, parabéns e muitas felicidades neste dia tão especial para você, sua família e amigos tenha um ótimo dia!
Marina, parabéns e muitas felicidades neste dia tão especial para você, sua família e amigos tenha um ótimo dia!
Dicesar, parabéns e muitas felicidades neste dia tão especial para você, sua família e amigos tenha um ótimo dia!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Parabéns

Hoje, dia primeiro de Janeiro, temos quatro aniverssariantes:

Renato, muitas felicidades nesse dia tão especial para todo o mundo e duplamente para você, porque além de ser o seu aniversário, também é dia primeiro de janeiro de 2011!
Lindos, muitas felicidades nesse dia tão especial para todo o mundo e duplamente para você, porque além de ser o seu aniversário, também é dia primeiro de janeiro de 2011!
Paixão pelo, muitas felicidades nesse dia tão especial para todo o mundo e duplamente para você, porque além de ser o seu aniversário, também é dia primeiro de janeiro de 2011!
Dicas, muitas felicidades nesse dia tão especial para todo o mundo e duplamente para você, porque além de ser o seu aniversário, também é dia primeiro de janeiro de 2011!

Esses foram os aniverssariantes do dia primeiro de janeiro, parabéns!